Jácome Bruges Armas

Licenciado em Medicina pela Faculdade de medicina da Universidade de Coimbra em 1979, é actualmente Director do Serviço de Oncologia Médica do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo (HSEAH), e  do Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO) do mesmo hospital. Doutorou-se em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, na Universidade do Porto em 2001, com o seguinte tema: “ Espondilartrite e Doenças Associadas: Heterogeneidade Genética e sua Expressão”. Desde 2007 que é Director do “Genetics & Arthritis Research Group (GARG)” do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto. É Chefe de Serviço de Medicina Interna do HSEAH desde 2008.

 

 E-mail: jacome@seebmo.org / brugesarmas@gmail.com

Resumo do Curriculum vitae

1973 – 1979
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

1980 – 1984
Internato do  Policlinico e Serviço Médico à Periferia adstrito ao HSEAH

1984 – 1989
Internato da Especialidade de Medicina Interna adstrito ao Serviço de Medicina Interna do HSEAH (Director: Dr. Hélio Flores Brasil).

1989 – 1990
Clinical Research Fellow, Royal National Hospital for Rheumatic Diseases, Bath, United Kingdom (Prof. Peter Maddison).

1990 – 1991
Estágio no Serviço de Hematologia do Hospital dos Capuchos e no Serviço de Quimioterapia do Hospital da CUF (Dr. Joaquim Gouveia).

1991 – 2008
- Responsável pela Unidade de Hematologia-Oncologia do HSEAH e de seguida Director do Serviço de Oncologia Médica do mesmo hospital.
- Responsável pelo Sector de Densitometria Óssea do HSEAH.
- Responsável pelo Serviço de Imunogenética do HSEAH e de seguida do Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO) do mesmo hospital.
- Especialista em Oncologia Médica pela Ordem dos Médicos.
- Assistente Graduado de Medicina Interna.
- Director do “Genetics & Arthritis Research Group (GARG)” do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), Universidade do Porto (desde 2007).
- Chefe de Serviço de Medicina Interna (2008).